Envelopamento Líquido. Como fazer o emborrachamento automotivo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma tendência no mercado são as tintas de envelopamento líquido, onde é possível pintar com spray e remover com as mãos com muita facilidade.

O que é Envelopamento Líquido?

DIP Shine Autoshine - Car Care

Envelopamento Líquido é uma pintura com uma tinta sintéticaespecial, de alta elasticidade, podendo ser aplicada em diversas superfícies.

Atenção

O foco deste tópico possui como foco o consumidor final, o hobista que quer fazer em casa. Em breve vou escrever outro tópico a respeito do envelopamento líquido profissional.

Marca

Existem no mercado diversas marcas no mercado mas a empresa que criou este produto é a Plasti Dip®. Nos EUA, comercializam o produto em aerosol e também em embalagem de tinta, em diversos tamanhos.

No Brasil, a Autoshine está lançando o Plasti DIP, em aerossol, focado no hobista, entusiasta que quer fazer em casa.

E também tem a empresa Imprimax, que desenvolveu a linha de produtos da Power Revest, que possuem vários produtos na linha de envelopamento líquido, tendo até acabamento em cromado. Possui também a linha profissional, que pode ser aplicado com pistola. A Imprimax possui embalagem em: Aerossol, 900ml, 3,6 litros e 18 litros. Em breve, toda linha Power Revest da Imprimax estará disponível na Miromi.com.br.

A Baston também possui a linha em spray aerossol, porém uma linha bem reduzida de cores, onde só no lançamento da Autoshine, se possuem muito mais cores. E não conheço o produto, então não posso falar da sua qualidade.

Lançamento

Agora, a Autoshine, uma empresa nacional, lança no Brasil o DIP Shine Autoshine, um spray aerosol de envelopamento líquido numa embalagem de 500ml em diversas cores.
O lançamento oficial foi na 7ª edição do X-Treme Motorsports, de 25 a 27 de outubro, no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo e eu fui lá conferir. Veja as fotos das rodas pintadas com DIP Shine Autoshine que tirei no evento:

DIP Shine Autoshine - Car Care DIP Shine Autoshine - Car Care DIP Shine Autoshine - Car Care DIP Shine Autoshine - Car Care

Cores disponíveis do DIP Shine Autoshine

São 3 tipos de cores: Lisas; Metálicas; Fluorescentes.
As cores disponíveis são:

CORES SÓLIDAS

Azul Bugatti - DIP Shine Autoshine
Azul Bugatti
Branco - DIP Shine Autoshine
Branco
Preto - DIP Shine Autoshine
Preto


 

CORES METÁLICAS

Grafite - DIP Shine Autoshine
Grafite
Dourado - DIP Shine Autoshine
Dourado
Cobre - DIP Shine Autoshine
Cobre

CORES FLUORESCENTES*

Laranja - DIP Shine Autoshine
Laranja
Rosa - DIP Shine Autoshine
Rosa
Verde - DIP Shine Autoshine
Verde
Amarelo - DIP Shine Autoshine
Amarelo

* As cores fluorescentes da DIP Shine precisam que seja aplicado antes o fundo branco. Só assim terá a cobertura e o efeito fluorescente.

VERNIZ

– Verniz brilhante (saiu de linha)

O acabamento final do DIP Shine Autoshine é fosco, porém, se quiser adicionar brilho e mais proteção ao DIP Shine Autoshine, também está disponível o Verniz Brilhante.

Dip-Autoshine-Rodas-Coloridas

Onde posso aplicar?

O Dip Shine Autoshine foi desenvolvido para ser aplicado em metais pintados e não pintados, cromados, vidros, plásticos, cerâmica, etc. Mas o foco principal do DIP Shine Autoshine são as rodas dos veículos automotivos.

Remoção

A remoção é feita sem o uso de NENHUM auxílio de produto ou ferramenta, ela é feita com a mão mesmo, simplesmente puxando a tinta, que é elástica e desenvolvida para obter a fácil remoção. Porém, a remoção fica mais fácil quando você pinta uma camada mais grossa. Se for uma camada mais fina, ela vai se rasgando na hora de remover, sendo mais demorado. Mas se isso ocorrer, uma dica é, não puxar e sim, passar o dedo no sentido da remoção, assim, o emborrachamento líquido vai se enrolando e saindo com facilidade.

Remoção do DIP Shine Autoshine
Remoção do DIP Shine Autoshine

Dip-Autoshine-Aplica-Rodas-Coloridas

Cuidados especiais

Por ser um produto de fácil remoção, é muito importante ter um cuidado especial na lavagem. É fundamental o não-uso de produtos agressivos, então, sempre use shampoo neutro automotivo de qualidade e luva de microfibra/lã. Se for utilizar escovas, use escovas com cerdas muito macias para não danificar.

Rendimento

O rendimento de cada spray é de até 2 rodas de 17″ se for bem aplicado. Caso utilize uma cor flúor, será necessário 4 latas de spray no total, 2 de branco para o fundo e 2 latas da cor desejada.

Como aplicar?

A Autoshine desenvolveu um vídeo muito bem feito pelo customizador de carros Fernando Batistinha, que explica passo a passo.

Obs.: Uma ressalva, ele fala que 2 demãos é possível obter a cobertura perfeita porém é sempre preferível aplicar mais demãos finas, do que poucas grossas, o acabamento fica melhor. Ideal é de 4 a 6 demãos bem finas, intercaladas de 5 minutos. No caso do vídeo, foi usado o Azul Bugatti, que também possui uma cobertura muito boa.

Qualidade do resultado final

O resultado é muito bom, porém, por ser em embalagem de aerosol, numa pintura inteira de um veículo o acabamento pode não ficar homogêneo e com a qualidade desejada, fora que se necessita uma quantidade muito elevada de sprays para pintura completa de um veículo.

Agora, a qualidade de um envelopamento líquido é certamente inferior ao de um envelopamento tradicional. Porém, o envelopamento líquido profissional, aplicado em pistola, possui uma qualidade superior ao do spray.

[popdom id=’2′]

Dúvidas?

Me perguntem 🙂

Abraços

81 Comentários


  1. Boa tarde. Parabéns pela postagem. Com uma lata eu consigo fazer 4 rodas de 15″ de um Agile ?

    Responder

      1. Olá,

        Pretendo pintar de preto ou grafite, mas tenho dúvidas em saber se com duas latas é possível.
        Outra coisa, poderia indicar algum desengraxante barato e eficiente ?

        Abraços

        Responder

        1. Desculpa, eu quis dizer uma lata, sabe ser com uma lata é possível.

          Att,
          Arthur

          Responder

          1. Não. Com uma lata você consegue fazer até 2 rodas, mais do que isso não vai conseguir, pois você tem que pintar uma película mais grossa.
            Com 2 latas, aplicando certinho você faz, mas se não quer correr o risco de talvez faltar, pegue 3, mas tem como fazer com 2 sem erro viu.

            Abraço


  2. Qual a melhor boina de lã branca normal e agressiva?
    Gosto da Buff and shine… que acha delas?

    Responder

    1. Olá Cesar

      Depende do que você precisa remover e do resultado que você busca. Ambas das boinas são extremamente agressivas e deixam muitas marcas na pintura. E sempre será necessário um processo muito bem feito após elas para não ficar nenhuma marca.
      O que eu lhe recomendo seria utilizar uma boina de Lã Amarela no lugar dessas boinas, já que ela é menos agressiva, lógico, corta menos, porém, vai deixar menos marcas e facilitar o próximo passo.
      Buff and Shine é uma excelente marca, boinas muito boas.

      Abraço

      Responder

  3. Qual o valor médio do Spray para o envelopamento líquido? Ja tenho onde adquirir?

    Responder

  4. Olá, onde compro as latinhas e se precisar da tinta sem ser em spray, pra eu colocar no meu revolver no compressor, onde compro?
    grato

    Responder

    1. Olá Marcelo

      Pesquisei na net um tempo atrás e tá muito escasso esse mercado e por isso vai ter em breve a linha da Power Revest, que possui uma linha completa em spray serosol e também em tinta.
      Por enquanto, tem somente os em spray.
      Assim que for lançado em tinta na Miromi, vamos escrever um tópico sobre o Envelopamento Líquido Profissional.

      Abraço

      Responder

  5. Para pintar as cores fluorescetes, precisa passar o fundo branco. No caso esse fundo branco seria feito com o “spray dip shine envelopamento emborrachado plast dip branco”?

    Responder

    1. Isso mesmo.
      Primeiro passa o Dip Shine Branco e ele possui o mesmo rendimento da outra cor.
      E após, aplique a cor fluorescente desejada.
      Neste caso, se gasta o dobro de produto, devendo assim, gastar em torno de 4 sprays.

      Abraço

      Responder

  6. eu gostaria de saber como esta adquirindo algumas latas pois vi e adorei, aguardo contato.

    Responder

    1. Sim, pode ser usado em motos sim. Só não recomendo no tanque pois o mesmo tem atrito e pode sair.
      Mas pode usar com tranquilidade nas rodas da moto.

      Abraço

      Responder

  7. Amigo, pintei o interior plástico de uma silverado, mas não ficou bem como desejei… a pergunta é.. esse emborrachamento adere em superfície plástica? suporta um mínimo de pressão mecânica decorrente do uso diário das peças? grato

    Responder

    1. Adere sim. Só não garanto se vai ficar no acabamento que você procura. Eu acho que o acabamento original é melhor do que este envelopamento líquido, porém, se você pintou e ficou pior, quem sabe lhe agrade mas o acabamento do envelopamento líquido não é aquele acabamento perfeito não viu.

      Abraço

      Responder

  8. gostaria de tirar 2 duvidas:

    1) usar com verniz: qntas latas de verniz devo comprar para as 4 rodas de 16 e qntas demãos devem ser aplicadas em cada roda;

    2) o que usar para LIMPAR E DAR BRILHO: para a conservação do envelopamento, limpeza e brilho, qual produto usar ?

    Obrigado desde já

    Responder

  9. quais seriam os produtos indicados para a limpeza da roda com dipshine e para dar brilho e proteção, o que usar ?

    Grato desde já

    Responder

  10. Quero saber se existe alguma oficina em Belo Horizonte MG , que faça o envelopamento líquido?

    Responder

    1. Olá Elso

      Realmente, eu não sei lhe dizer.
      Recomendo realmente buscar no Google:
      envelopamento líquido bh

      Eu fiz agora a pesquisa e encontrei vários. Veja lá =)

      Abraço

      Responder

  11. Amigo, tenho um golf amarelo, e estou querendo pintar somente as grades do para-choque dianteiro de preto. Será que fica bom? Tenho medo de que estrague ou risque facilmente. O que você me recomenda. Agradecido desde já.

    Responder

    1. Pode usar sem medo. Se não gostar, é só remover. Recomendo usar o Dip Shine da Autoshine. Funciona sem problemas.
      Não deixe de isolar toda área que deseja que não seja pintada.

      Qualquer dúvida, estou a disposição

      Responder

  12. Amigo vou pintar as minhas rodas 17 de azul ai você me recomenda comprar duas latas de spray branca para fazer uma camada para passar o azul com duas latas fe azul , ou compro já 3 latas de azul e passo direto ? Fazendo a primeira camada bem fina ? Obrigado desde ja

    Responder

  13. Amigo quantas latas de spray preciso para envelopar um onix preto.
    outra coisa danifica a pintura.

    Responder

    1. Olá Diego.
      Creio que duas latas do spray já seria o bastante para envelopar suas rodas.
      Segundo o fabricante, cada lata cobre dentro e fora duas rodas de aro 17.

      Responder

  14. gostaria de saber o preço da tinta em latas de 900ml e 3.600ml.
    Posso utilizar em um armario de cozinha.
    qual seria o gasto para envelopar um fusca 69.
    enfim, gostaria de entrar no ramo, com olhos femininos, será que tem mercado, moro no interior de MG, a 47km de BH.
    Obrigada pela atenção.
    Lezir Ines Dutra
    31) 3712

    Responder

  15. bom dia!
    por ser de fácil remoção, não fica saindo sozinha com o vento e a velocidade dos giros das rodas na estrada?

    Responder

  16. Boa noite!

    Gostaria de pintar as rodas aro 17 do meu carro, na cor preto com brilho!

    Onde posso comprar? Quantas latas são necessárias? Moro no DF

    Responder

  17. Sei que esse tipo de serviço daria até pra arriscar fazer num final de semana, mas já passei dessa fase rsrs, e não tenho mais espaço e garagem pra brincar com essas coisas, portanto gostaria da indicação de algum aplicador em SP-Capital. Estou na Zona Sul. Seriam 5 rodas aro 17 ou talvez, 04 +capa de estepe.
    Alguém pode me ajudar? O google dessa vez não ajudou muito, só confundiu ainda mais.

    Valeu

    Marcos

    Responder

  18. Olá.
    li em um site que se aplicado com pincel, trincha ou rolo, a perda é menor..
    No meu caso não quero usar em carro, mas em peça de mdf (artesanato) para dar um efeito emborrachado. Pode ou não usar com pincel?

    Responder

  19. fala ae cara beleza so uma duvida envelopando as rodas cm o calor e aquecimento a cor nao vai sair ??

    Responder

  20. olá! tenho um escort conversível, e como ele não tem teto, fiz o seguinte cálculo baseado nas perguntas e respostas que acompanhei aqui e gostaria de saber se eles estão corretos:
    2 paralamas – 1 lata
    2 portas (sem estrutura/colunas superior) – 1 latas
    capô – 1 lata
    tampa traseira – 1 lata
    2 para choques – 2 latas
    lataria traseira – 2 latas
    retoques – 1 lata
    também gostaria de saber se tem na cor branco perolado e dourado

    Responder

  21. ah, e quanto tempo um envelopamento desses dura na carroceria de um automóvel? danifica com facilidade ou só com atritos mais fortes? dissolve ou mancha em contato com algum produto?

    Responder

  22. Olá, eu poderia usar esse spray para envelopar o teto do carro? No caso, tenho uma Blazer.
    Grata.

    Responder

  23. Olpa, gostaria de saber se posso usar esse spray para envelopar o teto do carro? Grata.

    Responder

  24. Estou pensando em emvelopar meu carro e um fiat uno ano93 quantas latas desse spry eu gasto

    Responder

    1. Olá Leonardo

      Pode aplicar sim, sem problemas. Se for fazer somente os 2 retrovisores, claro, 1 lata é mais do que suficiente. Uma lata pra ter ideia, você faz 2 rodas aro 15.

      Abraço

      Responder

  25. Eu envelopei as rodas do meu carro e a camada ficou muito fina, e não dá para ser removido puxando ou apenas passando o dedo. Gostaria de saber qual solvente pode ser usado para remoção sem danificar a roda. obrigada

    Responder

  26. ola qual solvente posso usar para diluir a tinta para a pintura?
    obrigado

    Responder

    1. Olá Lucas

      O solvente a ser utilizado na tinta automotiva vai de acordo com a tinta. Veja na própria embalagem da tinta que vai utilizar, que lá vai lhe informar qual é o solvente correto para aquela tinta.

      Qualquer dúvida, estou a disposição

      Abraço

      Responder

  27. Preciso de duas prata e duas preto fosco tem algum telefone que eu possa comprar

    Responder

    1. Durabilidade vai do cuidado, a lavagem deverá ser feita manualmente e com cuidado, senão irá remover. Durabilidade é de 1 a 2 anos com os devidos cuidados.

      Responder

  28. Ola gostaria de saber onDe posso comprar esse spray para aplicar nas rodas do meu carro??
    E qual e o valor de cada lata na loja?

    Responder

  29. Muito bacana a matéria! Estou atrás de uma tinta que vi ser aplicada num panda, no discovery Turbo, programa joias sobre rodas. É uma espécie de tinta com fragmentos de borracha. Pensei em usá-la devido a sua resistência, em locais onde pisarei com frequência (assoalho), mala (direto na lata) e outros. Conseguiria me fornecer alguma informação a respeito dessa tinta?

    Responder

    1. Sai extremamente facil, ao tentar limpar a tarte envolta que não foi totalmente isolado meu dedo esbarrou e ja rancou um pedaço. dinheiro jogado fora.

      Responder

      1. Sai fácil principalmente os locais onde a aplicação é muito fina. Tem que aplicar mais grosso. Não é recomendado aplicar só pra obter a cobertura e sim, fazer uma camada mais grossa. Faça o teste e vai ver que a durabilidade irá aumentar e muito.

        Abraço

        Responder

  30. Achei muito bom, pratico e econômico e aproveito pra saber se pode usar para usar na linha branca, tipo geladeira, fogão etc. Muito obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *