Holografias no polimento. O que é? Como resolver?

Tempo de leitura: 4 minutos

Vamos falar daqueles problemas muito comuns onde profissionais fazem seu processo, fica perfeito. Entrega o carro para o cliente. Após algumas semanas, o cliente volta, com o carro cheio de marcas de holografias do polimento.

Famosas holografias.

 

Holografia - Boina inclinada - 3Este problema é muito comum entre os profissionais e isso acontece quando, o processo do polimento é feito de maneira incompleta e onde os polidores e ceras acabam mascarando as marcas de boina, e após algumas lavagens, essas marcas simplesmente voltam a aparecer.

Para resolver este problema, existem 3 produtos no mercado.  Eles ajudam a remover aquele polidor que está mascarando a superfície, mostrando o real resultado da superfície.

Alcance Anti-Mascaramento LAE-36 com Álcool Isopropílico IPA (700ml)
Alcance Anti-Mascaramento LAE-36 com Álcool Isopropílico IPA (700ml)
Vonixx Revelax Desmascarador de Pintura (500ml)
Vonixx Revelax Desmascarador de Pintura (500ml)
Sonax Spray Controle Final Paint Prepare (Finish Control) (400ml)
Sonax Spray Controle Final Paint Prepare (Finish Control) (400ml)

Diferença dentre eles

Os 3 tem a mesma função mas são diferentes.

Alcance Anti-Mascaramento LAE-36 com Álcool Isopropílico IPA (700ml)Lae-36 da Alcance Química é um produto nacional e é o mais forte, possui mais IPA (álcool isopropílico) na proporção mas possuei também outros tipos de álcoois que efetuam a limpeza. Com pigmentação esverdeada, seu diferencial é um componente de fluorecência que evidencia as marcas na pintura por 10 segundos após utilizado, após isto, ele evapora e a pintura fica 100% limpa. Mas cuidado, se usar com o pano seco, ele pode manchar a pintura, por isto é recomendado sempre umedecer o pano de microfibra antes de usar o Lae.

Vonixx Revelax Desmascarador de Pintura (500ml)Revelax Desmascarador de Pintura da Vonixx é um produto também nacional e é um pouco mais fraco em concentração de IPA que o Lae-36, porém, ele te oferece uma segurança maior no uso, não secando tão rápido na peça, dificultando que a peça manche. A coloração do Revelax Vonixx é rosada mas não interfere em nada no seu uso. Interessante também que ele possui uma fragrância agradável durante o uso, não tendo um cheiro tão forte de álcool quando o LAE-36 da Alcance Química possui. Achei bacana isso.

Sonax Spray Controle Final Paint Prepare (Finish Control) (400ml)Controle Final Sonax é um produto alemão, de ótima qualidade. Ele é mais caro que os 2 nacionais e é em aerosol. O diferencial dele é que ele é a base de hidrocarbonetos, que não secam tão rápido quanto o IPA, podendo assim, você aplicar na superfície, aguardar uns 20-30 segundos e após remover, sem nenhum risco de manchar a pintura. É o mais seguro pra quem não tem experiência.

Todos, se utilizados de forma correta, não tem risco a pintura, mas é sempre preciso tomar cuidado. Mas a mancha que eu digo é um esbranquiçamento da peça, mas pode ser resolvida facilmente com a aplicação de uma cera ou selante.

ATENÇÃO

Esse produto MOSTRA os defeitos e não esconde. Recebi vários emails de pessoas achando que esse produto mascarava mas ele faz o contrário, ele limpa a superfície e evita que essas marcas apareçam no futuro, após algumas lavagens

Também é altamente recomendado o seu uso antes da aplicação de cera, assim, removendo qualquer resíduo de polidor, fazendo com que a cera tenha total aderência ao verniz, dando assim a cera, mais durabilidade na pintura.

Um spray tem um rendimento muito alto. Se for aplicar somente antes de aplicar cera, poderá fazer no mínimo 8 veículos.

Como usar
1. Pulverize o Revelador de Holografias no pano de microfibra, dê umas 3-4 pulverizadas;
2. Passe o pano de microfibra imediatamente no local;
3. Vire o pano microfibra e dê o acabamento final.

Você pode repetir este processo as vezes por umas 3-4 vezes, pois tem produtos que escondem tão bem as marcas que precisam que este processo seja repetido.

Após isso, faça a inspeção da superfície com a Pistola de Luz Dual Xenon Maxfire Brinkmann para verificar se ainda tem alguma holografia ou defeito. Deixe a Pistola Brinkmann não tão perto na hora de verificar, se mais longe, poderá ver melhor os defeitos.

A superfície está sem nenhum defeito?
Pronto! Agora pode aplicar o Selante e/ou Cera.

A superfície continua tendo defeitos?
Refaça o processo do lustro. Uma dica de lustrador de qualidade diferenciada do mercado é o Lustrador Nano Polish Sonax. É um lustrador que dispensa comentários, tem pouco poder de mascaramento (fillers), lustra com um desempenho incrível e já deixa uma excelente profundidade de cor. Se não conhece, vale a pena testar!

Outro lustrador top que eu recomendo é o Lustrador Super Finish Menzerna. Excelente lustrador, acabamento fantástico, na minha opinião, a diferença deste para o Nano Polish, é que este mascara menos, na verdade, o nível de mascaramento deste é mínimo.

Obs.: Todos produtos de polimento mascaram, uns mais e outros menos.

Opinião

Na minha opinião, o revelador de holografias é um produto de uso obrigatório de todo o profissional mas também, deve ser usado por quem quer aplicar uma cera no seu veículo mas quer que ela tenha mais durabilidade.

Gostou do artigo?
Então, insira seu email ao lado direito e receba gratuitamente as novidades do blog Car Care.

Postem suas dúvidas

Abraços

99 Comentários


  1. Essa experiencia tivemos de perto, ( eu, Vinicius e Alex). Concordo plenamente com nosso amigo Alex….
    A perfeição está em nossas mãos, basta querer……
    Parabéns pelo tópico…

    Responder

    1. Concerteza. Como já comentei para o colega Cláudio, nem se compara com a solução de álcool isopropílico. Usei também seu comentário no tópico, ok?

      Grande abraço Viny

      Responder

  2. Alex, tudo bem ?
    A solução de 1:1, Água Destilada e Álcool Isopropílico não resolveria ?

    Responder

    1. Olá Cláudio

      Nem se compara o resultado obtido com o Controle Final Sonax com a solução de álcool isopropílico. O Controle Final limpa tudo e tem uma excelente lubrificação. A solução de álcool isopropílico corre o risco de secar na pintura e ainda não limpa perfeitamente.

      Abraço

      Responder

  3. alex, fazendo o polimento depois farço o lutro para depois usar o spray sonax no vai tira o produto que foi aplicado nao ? ou tenho que usar nessa forma pra depois aplicar a cera isto esta correto. um boa tarde. obrigado

    Responder

    1. Isso, depois de terminar o trabalho, você usa o Spray Controle Final Sonax para remover todo e qualquer resíduo que tenha ficado e após isso você aplica a cera. Aplica sempre antes do protetivo e não depois.

      Abraço

      Responder

  4. Olá Alex !! tudo bem? estou de volta com minha duvidass muito bom o topico já vou adquiri o controle final na minha proxima compra, e como estou sem lustrador fiquei na duvida sobre qual seria melhor o: Sonax Nano Pro Lustrador ou Sonax Nano Pro Lustrador Perfect Finish estava utilizando o lustrador da meguiar Mirror Glaze Super Lustrador Ultra Finishing Polish, M20508 gostaria de experimentar esse da Sonax como não conheço a marca quero aproveitar e conhecer mais variedades de marcas. Abraço!!!

    Responder

    1. Olá Kledir

      Como disse, Controle Final Sonax é um produto que ainda não tinha no mercado e não consigo ver um trabalho hoje sem utilizá-lo.

      Sobre os lustradores da Sonax. Os 2 vão dar o mesmo resultado final, só que o Perfect Finish tem corte 4 e o Nano Polish tem corte 3 mas usando eles, sinceramente, eu não vi diferença, o resultado final deles é o mesmo. M205 Meguiars é um lustrador excelente e o Nano Polish também é, vale a pena testar, sinceramente.

      Abraço

      Responder

  5. Obrigado Alex!! vou adquiri na minha proxima compra como estou entrando no ramo agora com esse controle final vai ser muito util para analisar o meu trabalho e corrigir alguma possivel falha assim sempre aprendendo e quando ao lustrador vou adquiri tb já que está com um preço bom e com a sua recomendação melhor ainda!! abraçoo

    Responder

  6. Alex, o produto é apenas p/ profissionais da area de detail ou não. No meu caso que a +- 6 meses fiz polimento e hoje meu carro “preto” já apresenta as mesmas marcas de holografias de antes posso utiliza-lo, vai dá algum resultado ou o mesmo é apenas uma etapa do polimento? Uso produtos Meguiars adquiridos na sua empresa, cera e shampo NXT, claybar e Ultimate Detail…

    Responder

    1. Esse produto é para limpar, desengraxar a superfície. Para você, poderia ser utilizado ele antes da aplicação da cera, efetuando uma limpeza profunda da superfície, aumentando assim, a aderência da cera na pintura. Porém, como não está efetuando um polimento, não teria necessidade.

      Abraço

      Responder

  7. Bom dia Alex, eu vejo que no descritivo do produto Sonax diz que ele é para ser usado em situações que o carro foi pintado, ou seja depois de alguma reforma ou reparo numa oficina de pintura. Estou certo disso ou o produto pode ser usado em qualquer situação que se encontra a pintura do veículo. Grande abraço e vamos esquecer os 4×0 desse fim de semana.

    Responder

    1. O que eu quis dizer, que superfície pintada, é superfície que tem tinta, independente de ser original ou repintura, isso não muda. Pode ser usado em qualquer superfície que tenha pintura, tinta, verniz =)
      Abraço e realmente, vamos esquecer esse resultado rsrs

      Responder

  8. Por favor me informe se em Salvador ou Lauro de Freitas existe algum profissional ou oficina que faça o serviço de retiradas de marcas holograficas

    Responder

  9. Gostaria de saber, se o produto vai remover as holografias feitas pelos “amadores” da minha cidade.?
    Pintura vermelho, no sol cheio de marcas “holograma”, o produto vai remover?? obrigado…
    e PARABÉNS pelo ótimo trabalho Alex, muito me ajuda, eu que sou apenas cliente e não profissional da área, mas como todos preso um veiculo bem cuidado.

    Responder

    1. Fabricio, o Spray Controle Final Sonax irá limpar a superfície e não remover holografias, ok? O que irá remover essas holografias é um lustrador com boina de espuma. Recomendo utilizar o Nano Polish da Sonax, é um excelente lustrador.

      Obrigado pelos seus elogios e sempre que precisar, fique a vontade em perguntar

      Abraço

      Responder

  10. Oi Alex eu estou com dúvida quanto a aplicação do Spray Controle Final Sonax, na composição do produto diz que tem solventes, isso é bom pra limpar a lataria, tira graxa etc…, isso a gente sabe, mas a dúvida fica por causa do polimento que se faz antes, o Spray não iria tirar também o produto de polir e o produto de lustrar sendo que só se salvaria a cera, que é aplicada depois do Spray Sonax. Não sei se fui bem claro na minha pergunta.Abraços.

    Responder

    1. Rodrigo, a intenção é essa mesma. Retirar todo o excesso de produto que tiver, deixando somente o verniz, cru. Assim você vai saber se o seu polimento está mascarando ou não. Porque você faz o polimento, depois que terminar o serviço, limpa a superfície com Controle Final Sonax para ver se o serviço foi bem executado.
      Se não tiver defeitos, é aplicada a cera, que também terá perfeita aderência ao verniz, porque não vai ter excesso de polidores prejudicando a ancoragem da cera.

      Abraço

      Responder


  11. Gostaria de saber se o Lustrador Nano Polish Sonax pode ser usado para aplicação manual e se é bastante trabalhoso.

    Parabéns pelo site, acho bastante informativo.

    Abraços,

    Responder

      1. Alex,

        eu tinha a mesma dúvida do Fernando e gostaria de complementar com mais uma pergunta…
        esse Ultimate Compound da Meguiars, pode ser usado após a lavagem simples (shampoo 3M), para remover antigas ceras e preparar para aplicação da cera da Lincoln?

        Responder

  12. oi, cara é o seguinte eu não achei nenhum topico referente ao assunto de cera em pasta comum, por isso vou fazer minha pergunta aqui nesse de holografias mas nao tem nada ver com isso. eu tenho um lava jato, em Rio Grande RS acho a lavagem boa mas queria algumas dicas na verdade muitas sobre lavagem, produtos usados em geral e principalmente, queria começar a usar uma politriz para apenas tirar a cera em pasta comum, uso a Grand Prix, faço issso manualmente mas acho que com politriz ficaria melhor, o que voce acha?

    Responder

    1. Gran Prix é uma cera limpadora simples, cera a base de silicone. Aplicação dessa cera é somente manual.
      Faça perguntas específicas sobre suas dúvidas.

      Abraço

      Responder

  13. boa noite
    Alex tenho uma duvida em relação ao selante da SONAX paint protect
    vou polir todo o carro e passar o lustrador da SONAX nano polish passar o spray controle final e verificar como ficou
    agora eu não sei se devo passar uma cera ou passar direto o selante

    Responder

    1. Depois de passar o Controle Final e verificar que ficou perfeito a pintura, use o Sonax Paint Protect (Selante). Apos isso, se quiser aplicar uma cera de carnaúba sem poder de limpeza, é possível. Primeiro Selante e depois Cera (se quiser).

      Abraço

      Responder

  14. gostaria de fazer um curso de polimento, sou de guarulhos ja pesquisei e nao encontro nada aqui por perto, voce teria alguma indicaçao?
    obrigado

    Responder

  15. Amigo,
    tenho Ford Fusion preto, no qual fiz o polimento. Tudo perfeito… no esquema. Acontece q agora começaram a aparecer Holografias… qual procedimento você recomenda para solucionar o problema?
    obrigado

    Responder

    1. Recomendo efetuar o lustro, recomendo o Lustrador Nano Polish Sonax. Efetue o lustro com ele. Ele irá remover essas marcas. Utilize-o em Politriz ou Orbital com Boina Macia.

      Abraço

      Responder

  16. Alex boa noite.. quando comprei meu carro mandei fazer uma cristalizaçao na minha pintura so que apos algumas lavagens como relatado no seu post acima começou a aparecer hologramas e algumas teias de aranha o meu carro é preto e realça muito quando bate o sol… Li aki nos comentário vc indicando o Ultimate Compound da Meguiars para uso manual. eu quero adquirir este produto pois nao tenhu a politrix.. agora q vem minha dúvida quando eu aplico o ultimate compound da meguiars eu retiro ele imediatamente ou tenhu q esperar algum tempo de cura ? Sou cliente da sua loja e estou gostando muito do blog.. abraços aguardo sua resposta..

    Responder

    1. Teffer, vamos entender 2 coisas.
      1. Essas marcas podem sim ser marcas do polimento, que é bem provável
      2. Mas vamos entender também que, lavar o veiculo de forma incorreta, com bloco de espuma e tudo mais, também causa risquinhos.

      Polimento
      Agora, para remover essas marcas, para uso manual, recomendo seguramente o Ultimate Compound Meguiars para efetuar o polimento e remover estes defeitos.
      Após esfregar ele com aplicador, já use um pano microfibra e remova os residuos.

      Enceramento
      Após efetuar o polimento, utilize uma cera em pasta para proteger a pintura.

      Lavagem e Manutenção
      Faça a lavagem de acordo com a técnica de 2 baldes, conforme o tópico.
      Apos, efetue a manutenção com Ultimate Quik Detailer Meguiars ou outra cera líquida de qualidade.

      Abraço

      Responder

      1. Amigo Alex
        Meu carro foi SELADO com Reload da Aquartz depois de polido.
        Mas eu viajo bastante e alguns riscos sao inevitaveis. Aproveitando o post, se eu usar o Ultimate Compound Meguiars com aplicação MANUAL (ja que eu nao opero politriz ou orbital) a proteção do aquartz sera mantida???
        A aplicação do Ultimate é facil manualmente ou precisa de muito braço??
        Obrigado por momento

        Responder

        1. Não. Se usar o Ultimate Compound Meguiars, você estará removendo primeiro o Reload e depois irá remover esses riscos. Toda aplicação manual, para surtir efeito, é preciso de muito braço.

          Abraço

          Responder

  17. Alex, boa tarde!
    Esse produto tambem pode ser utilizado APÓS a aplicação da cera para manutenções ou a função é limpeza e sendo assim vai retirar a cera???

    Responder

    1. Não. Somente antes da aplicação da cera para ver como está o resultado e para limpar bem a superfície para receber a cera. Se usar ele cima cima da cera, você estará removendo cera.

      Abraço

      Responder

  18. Olá.Gostaria de saber se a roto orbital v8 vai sair em 110 e quais boinas voce recomenda para usar nela?Obrigado!

    Responder

    1. Fiz a solicitação de 110v para a V8 Brasil. Agora vamos aguardar as próximas importações da V8. Eu acredito que no futuro terá mas irá demorar ainda alguns meses.
      Recomendo as boinas de 6″ da Lake Country para a de 500W, onde o suporte é de 5″. E para a 900W eu recomendo boinas de 6.5″ a 7.5″, sendo Lake Country, Meguiars, e Buff and Shine. Todas são excelentes.
      Use para corte a Boina de Espuma Agressiva. Para lustro, Boina Espuma Macia e para Enceramento use Boina de Espuma Super Macia.

      Estou escrevendo um post que será lançado essa semana aqui no blog que irá falar da Roto Orbital e tudo que você pode fazer com ela e como você deve fazer.

      Abraço

      Responder

  19. Kara, gostei do seu blog e sou cliente da sua loja. Tem um Ford Ka preto e estou ficando meio viciado em estética automotiva. Vi sua sujestão da utilização manual do Meguiars Ultimate Compound Ultra Composto, G17216 (450ml) para remover as holografias! Minha pergunta é: Esse produto remove também contaminações ou será necessário utilizar um clay bar antes dele?

    Parabens pelo site e pela loja!

    Responder

    1. Recomendo usar a Clay Bar antes, porque o produto vai conseguir remover as contaminações mas as contaminações se misturam com o polidor e prejudica o trabalho do polimento. E também ele não descontamina como uma Clay Bar.

      Abraço

      Responder

      1. O Meguiars Ultimate Compound Ultra Composto, G17216 (450ml) tem utilização somente com a politriz?? Tem algum produto que possa aplicar manualmente (como as ceras)?

        Responder

        1. Ultimate Compound Meguiars pode ser usado na politriz, roto orbital e também manualmente. Só que, manualmente você terá de trabalhar muito para ter um resultado parecido com politriz ou roto orbital.
          Não existe polidor que você só aplica, aguarda secar e remove. Polidor você precisa trabalhar em cima da peça para obter resultado. Polidor que você aplica e remove, na verdade, você estará somente mascarando o serviço.

          Abraço

          Responder

  20. Bom dia, sou do Paraná e cliente Miromi, gostaria de agradecer por ter criado este espaço.
    Gostaria de esclarecimentos de algumas dúvidas.
    1 este spray controle final esse serve só para limpar a lata para que possamos ver se tem holografias ou ele atua na remoção da mesmas ?
    2 o lustrador namo polish sonax subistitui o 205 da meguiars ?
    3 Para carro repintado eu sempre finalizo com o speed glaze (80) no caso de carro claro e carro escuro o 205, vc acha melhor o polidor único da meguiars ou o processo que estou fazendo.
    4 lixamento com roto orbital vc só tem o disco 1500 e 3000 ? não tem um 2000 para que nao precise fazer manual ?
    Ja vi por ai uma lixa 2000 a seco para a roto, mais nunca usei.
    Mto obrigado

    Responder

    1. 1. Ele atua na remoção dos produtos que estão escondendo os defeitos e não na remoção. Então, ele MOSTRA os defeitos.

      2. Sim, substitui.

      3. Eu prefiro o processo que você está fazendo.

      4. Lixa Disco eu tenho somente P1000, P1500 e P3000. Em todos casos, se lixar com P1500, você deve refinar com P3000 para depois entrar no polimento. Pode ter o custo da lixa P3000 mas compensa no tempo a menos que gasta depois no polimento, menos desgaste do verniz no polimento, menos gasto com boina e polidor e no final o resultado é muito melhor.

      Abraço

      Responder

  21. Fala xará!

    Tenho uma dúvida cara, se puder me ajudar…
    Um tempo atrás a vizinha aqui de casa foi pintar o portão da casa dela e não avisou ninguém, logo de manhã quando ouvi o compressor funcionando levantei da cama correndo pra ver o carro na garagem, mas ja era tarde, estava toda esfumaçada a pintura. Na mesma ora lavei o carro mas não tirou muito a tinta que caiu. Uns 3 dias peguei uma politriz daquelas pequenas e comprei uma massa de polir nº2 e fiz o serviço, depois passei uma cera, retirou td a tinta branca que tinha caido no carro. Depois de um tempo comecei a reparar que a pintura tinha mudado um pouco a cor, estava meio esbranquiçada quando se olha de um certo jeito o capô por exemplo. Gostaria de saber o que foi isso, se foi por conta do polimento que tirou muito o verniz, ou foi por conta da massa de polir. Será que tem jeito de voltar a pintura como era antes? Algum produto que vc me indicaria? A cor do carro é o verde emeralda.

    Obrigado

    Responder

    1. Não sei mas pode ser que usou massa de qualidade baixa, que tem umas que deixa a pintura não totalmente limpa e ela acaba ficando esbranquiçada. Recomendo utilizar esse Controle Final Sonax para desengraxar a pintura, quem sabe essa mancha sai.
      Abraço

      Responder

  22. Estou procurando uma solução de problema, decorrente de polimento mal feito em meu Civic 2013 comprado an HondaPrixx em Curitiba.

    Comprei o carro zero km. Depois da 1a lavagem verifiquei que haviam marcar de polimento (ha restos de mass de polir em alguns pontos da carroceria), o que voce chama de holografia. Todo o carro esta manchado (inclusive farios).

    Liguei na concessionaria e me falaram que e possivel corrigir com um espelhamento.

    Gostaria de saber se e possivel corrigir este problema. Gostaria de saber se a Miromi possui os produtos reportados a cima a venda e se na minha cidade, Vitoria-ES, teria profissionais que possam aplicar.

    Comprei o carro em Curitiba mas moro em Vitoria-ES.

    Obrigado.

    Responder

    1. Olá George

      Sim, é possível corrigir o problema.
      Marcas de restos de massa de polir você tira com um pano de microfibra e o Quik Detailer Meguiars
      As marcas de boina que ficaram, são possíveis serem corrigidas com um bom lustro.
      Não sei lhe dizer quais profissionais na sua cidade, porém, pesquise polidores que saibam trabalhar com capricho com boinas de espuma e produtos de qualidade como Meguiars, Menzerna e que utilize lustradores ou produtos de acordo para resolver o problema ocorrido na sua pintura.

      Espero ter lhe ajudado

      Abraço

      Responder

  23. Bom dia, primeiramente quero dizer que suas dicas são ótimas…
    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um carro branco que está precisando de alguns cuidados (tem algumas marcas de swirls) o que você indicaria ultimate compound da meguiars ou Removedor de Hologramas SwirlX também da meguiars?
    Os passos seriam estes:
    1- lavagem (técnica dois baldes)
    2- Descontaminação com clay bar
    3- Ultimate compound ou Removedor de Hologramas SwirlX
    4- Cera para proteção (no caso tenho a colinite 845)

    Seria mais ou menos isso??? Obrigado.

    Responder

    1. Isso mesmo
      Só que o Ultimate Compound você usa no polimento da pintura e o SwirlX na remoção de riscos localizados tipo, na maçaneta. Mas se fizer manual, pode fazer tudo com o Ultimate Compound.
      Abraço

      Responder

  24. Alex, parabéns pelos comentários. Ajuda bastante.
    Gostaria de saber qual melhor cera para carro prata, que deixa alto brilho. Estou usando a cera Meguiars Cera NXT Generation Tech Wax 2.0 Paste Wax. Tem uma melhor? Gosto de carro que brilha.

    Responder

  25. Olá, parabéns pelo post, mais se possível gostaria de uma ajudinha..
    Comprei um carro novo a alguns dias e mandei lavar onde o pessoal me ofereceu um polimento para manter o brilho da pintura, mais ficou cheio de marcas da boina, já foi refeito em outro local um polimento com cera e auto brilho e mesmo assim não resolveu..
    O carro é praticamente zero e está feião devido a essas marcas, oque posso fazer para que consiga remover? lembrando que a cor do carro é branca.

    Responder

    1. Cera ou auto brilho só vai mascarar mas as marcas sempre vão voltar.
      Num carro branco, recomendo efetuar um processo de lustro com boina de espuma agressiva suave ou macia e um lustrador de média abrasividade, como o Lustrador 2500 Menzerna com uma boina Espuma Amarela Meguiars ou Buff and Shine.
      Bem, bom é procurar um profissional de qualidade para resolver o problema ocasionado pelo outro.

      Qualquer dúvida, estou a disposição

      Responder

    1. São várias as causas.
      Agora, existem holografias e marcas de boinas, são 2 coisas diferentes.
      Holografias dão um efeito num local diferente do local da luz.
      E marcas de boinas, aparecem sempre ao redor do local da luz.

      Agora, para evitar as marcas de boina, tem os seguintes passos:
      1. Não inclinar a boina durante o polimento, deixando a boina 100% em cima da superfície;
      2. Manter a boina sempre limpa;
      3. Não usar quantidade a menos do recomendado, trabalhando sempre com a peça lubrificada;
      4. Rotação adequada, usando sempre a rotação recomendada pelo fabricante. Se o dia estiver quente, use sempre a rotação mínima recomendada;
      5. Pressão. Não adicionar pressão na boina, isso pode ser necessário as vezes, porém, marca muito mais e feito de modo incorreto, deixam marcas muito fundas;
      6. Pintura contaminada, que no processo de polimento, faz com que a boina fique suja e deixa muita marca no polimento.

      Rapidamente citei algumas coisas que podem ocorrer.

      E para remover.

      É necessário fazer testes. Mas faça processo com boinas de espuma e lustrador, e aumentando a abrasividade até achar um processo que remova as marcas.

      Espero ter ajudado 🙂

      Responder

  26. Boa tarde alex. Eu comprei o selant paint da malco na sua loja, Miromi. E gostaria de sa saber se depois do processo do polimento se eu posso finalizar o serviço so com o selant paint ou tenho que usar alguma cera?

    Responder

    1. Boa noite Fabio

      Pode finalizar com o selante sim, sem necessidade de aplicar uma cera em cima. A aplicação da cera em cima melhora o acabamento e aumenta um pouco da proteção.
      Agora, quer uma dica boa?
      Em vez de aplicar cera em cima, você pode fazer é 2 camadas do mesmo selante. Aplica o selante, remove o tempo determinado, aguarda umas 3 a 4 horas, e aplica novamente o mesmo selante. Vai aumentar a proteção e melhorar ainda mais o acabamento. Agora, se passar uma 3a camada, não vai surtir mais efeito.

      Abraço

      Responder

        1. Alex eu comprei o super duty , o rejuvenator , a cera banana creme wax e o selant paint . Ambos da malco , com as boinas polifacil branca e a boina amarela macia e a preta super macia. Me de uma dica bakana para eu usar esses produtos pra polir um carro preto e quais as boinas certas para cada produto em cada etapa. Como eu posso fazer.

          Responder

          1. Olá Fábio

            Das boinas que falou, a branca e amarela são de lã? E a preta é espuma, isso?
            Se sim, acho que o processo é bem agressivo e deveria ter 1 processo só na lã e 2 processos na espuma, ficaria melhor o resultado.
            Super Duty -> Lã Amarela
            Rejuvenator -> Espuma Agressiva
            Rejuvenator -> Espuma Super Macia
            Selante -> Aplicador manual
            Cera Banana Creme -> Aplicador Manual

            Esses seriam os passos recomendados. Sim, 2 passos com o mesmo produto.

            Abraço


          2. A boina amarela macia é de espuma. Então com esses processos eu não preciso lustrar? Valeu pela dica. Foi fundamental.


  27. Cara to com uma duvida,apos o polimento 3m ficou alguns pingos do finess it no carro ,e nao sai de jeito nenhum, saiu com a pasta cleybar mas ainda ficou alguns,ql seria a melhor forma de remover estes pingos?com este da sonax ou limpeza final 3m?vlw

    Responder

  28. OLa Alex, tenho cerato branco apliquei cera colinite 476S, ficou acabamento otimo, quero aprofundar mais o brilho e tirar algumas marcas e risco leves principalmente no capu, tenho o lustrador da Meguiars ultimate G19216, seria o ideal para zerar a pintura

    Responder

    1. O Ultimate Compound é excelente para remoção destas marcas. Excelente mesmo, é top.
      Mas o G19216, o Ultimate Polish é mais para lustro, então, se as marcas são bem finas, pode ser com esse Ultimate Polish, se for um pouco mais forte, use o Ultimate Compound direto e depois refina com Ultimate Polish para ter um acabamento final TOP.

      Após, parta para proteção =)

      Abraço

      Responder

  29. Vão voltar sim. Auto Brilho só mascara, esconde as marcas. Após 1, 2 lavagens essas marcas vão voltar.
    É necessário refazer o processo de polimento para ficar totalmente sem nada de marcas.

    Abraço

    Responder

  30. Olá Amigo, tenho uma duvida. Qual o produto que tu me recomenda para não deixar nenhum holograma na pintura???
    Já tentei de tudo que é maneira, mas não adianta, faço carro escuro e quando coloco no sol, aparece holografia, nem que seja de leve, mas aparece. Tentei vários metódos, mas não consigo. Desde já grato.
    Um abraço.

    Responder

    1. Olá Diego

      Normalmente o problema está no início do polimento e boina de lã suja ou velha e produto abrasivo d+, isto deixa muita marca.
      O processo de polimento precisa ser feito em etapas, e se pular etapas, ficam marcas.
      E o processo com politriz, é muito difícil deixar a pintura 100%, sem marcas.
      Hoje, existe um processo de polimento com Roto Orbital que é praticamente impossível deixar hologramas.
      Já utilizou roto orbital?

      Abraço

      Responder

      1. “Eu já ia comprar uma politriz Bosch, desisti.
        Qual Roto Orbital você me indica?”
        Me desculpe, mas esse assunto é muito interessante, vou bombardear você de perguntas.

        Responder

  31. ola alex,faço polimentos ha alguns anos,e isso de entregar o carro e as marcas de boinas voltaren,sempre acontece comigo,gostaria de saber se esse produto sonax,vai resolver meu problema e como eu uso ele…abraço

    Responder

  32. Boa noite eu nao sabia que existia esse produto que ajuda muito obrigado DEUS os abençoe

    Responder

  33. Boa noite,

    Tenho vários produtos Meguiar´s e faço a algum tempo polimentos no meu carro e de alguns amigos, mas tem uma coisa que me incomoda muito, que são esses hologramas. Pelo que li nas várias postagens suas, é que a solução mais fácil seria usando um lustrador com uma politriz roto-orbital. A que eu tenho é uma Bosch Orbital GPO 14 CE com regulagem de rotação(750 à 3000rpm), tenho boina de lã e uma boina de espuma 3M preta. Tenho um lustrador da Meguiars 205, cera NXT, Cleaner Wax e Gold Class, massa de polir fina nº2 a base d’agua, lustrador 3M, pano de micro fibra meguiars.

    Gostaria de algumas dicas se com este material eu consigo fazer um trabalho melhor para eliminar ou reduzir os hologramas, que podem ser vistos principalmente no sol, pois para mim fica inviável investir esses 1.700,00 reais que custam as roto-orbitais.

    Dicas como: Velocidade da politriz, quais materiais usar primeiro, tipos de boina de lã, boinas de espuma, cuidados com determinadas cores de carros.

    Agradeceria sua ajuda, desde já obrigado.

    Jean.

    Responder

  34. Olá amigos…
    Sou polidor automotivo a mais de 15 anos,sou autodidata no assunto,fui aprendendo com as dicas de ótimos profissionais no mundo inteiro,inclusive o Denny quando ele estava em Portugal.Está dica é perfeita porque voçê está vendo no ato o que realmente está fazendo,se houver à necessidade de um repasse o lustrador com roto-orbital da conta do recado!!!
    Mas sempre lembrando que para um bom polimento não devemos pular as etapas.
    Este exemplo para polimento cristalizado que eu faço:
    1-Polimento com boina de lã amarela;usando FG 500 ou massa de polir em pintura escura.
    2-Refino com boina de espuma amarela;usando PF 2500 ou Polidor & Lustrador Mother´s.
    3-Lustro com boina de espuma preta;usando SF 4000 ou Lustrador Mother´s.
    4-Remoção de hologramas com boina de espuma azul;usando SF 4000 ou Brilho Rápido Mother´s,neste processo com roto-orbital.
    5-Enceramento com High Tech Yellow Wax Meguiar´s, usando roto-orbital da Mr. Tools; perfeita para enceramento.
    6-Acabamento com super toque final Meguiar´s.
    Assim é quase impossível ter hologramas,mas se caso aparecer usando o Controle Final Sonax nas etapas 1 e 2 fica Perfect!!!
    Abraço!
    🙂

    Responder

  35. Bom dia, fiz o espelhamento e não ficou bom. Posso desfazer o trabalho ? removo os produtos da lataria ? qual o procedimento ? Desde já agradeço.

    Responder

  36. 1°- lavar; 2°- descontaminar (clay bar); 3°- polir; 4°- lustrar; 5°- preparar a superfície; 6° (vitrificar/selar/encerar “são a mesma coisaa?”)

    Responder

  37. Boa tarde…fiz o polimento com a boina amarelade eapuma e depois o lustro com a de espuma preta. Na luz está bom…mas depois ao sol apareceu novamente as teias de aranha…somente no capô.. Teriam uma solução.. Obgd

    Responder

    1. Olá Fabio

      Tem que verificar, pode ser que as marcas sejam mais profundas e seu processo tenha sido muito superficial.
      Tem a possibilidade também de ter trabalhado com a superficie com contaminação, onde esta contaminação vai pra boina e acaba marcando mais a pintura.
      Também pode ter utilizado velocidade incorreta e poucas passadas, no caso, tem que polir bastante e sempre com a boina bem chapada na peça.

      Espero ter ajudado

      Abraço

      Responder

  38. Bom dia Alex,
    Primeiramente obrigado pela ajuda q vc nos dá.
    Bom, não sei se já perguntaram aqui porem como são varias perguntas e n consegui ler todas.
    Assim, acredito ser uma pergunta q muitos possam fazer.
    Gostaria de uma ajuda quanto a o q utilizar p remoção de marcas (como fezes de pássaros) e arranhões não profundos na pintura em casa sem uso de maquinas de polimento (uso manual e “caseiro” mesmo).
    Outra pergunta seria o q eu posso fazer pois acabei tentando polir a mão esta parte q caiu fezes e ficou uma marca tipo de polimento mau feito (esbranquiçado) c/ pequenos arranhões. Porem, acredito q a tinta n foi comprometida pois este embranquecimento e pequenos arranhões só são percebidos a um certo ângulo e quando observado bem próximo.
    Desde já obrigado pela ajuda.

    Responder

    1. Olá Youssef
      Estas marcas que ficaram são marcas do seu polimento manual. Para removê-las, é necessário um processo mais refinado. Neste tipo de caso, eu sempre recomendo a utilização de 2 produtos:
      Passo 1: Polidor Ultimate Compound Meguiars + Aplicador de espumadora. Faça o polimento com movimentos circulares.
      Passo 2: Lustrador Ultimate Polish Meguiars + Aplicador de espuma. Igual ao passo 1, porém este passo é mais refinado, que não irá ficar nenhuma marca do processo anterior e deixará a pintura com muito brilho.
      Também importante informar, o processo manual não substitui o processo com máquina. E dificilmente no processo manual você chegará a perfeição.
      E quando efetuar o polimento manual, saiba que você terá que esfregar, polir bastante viu.
      Abraço

      Responder

      1. Esse processo com esse dois produtos podem ser feitos com o suporte manual da kers junto com a espuma lake country amarela(5´5), depois a branca(5`5) e ai passar a soft(5´5) buff and shine com o ultimate polish? Estou com medo de ficar hologramas usando as boinas ao invés de usar o aplicador de espuma. Eu tava pensando em usar o LAE-36 pra me ajudar, porém estou com medo de deixar algum resíduo e marcar a pintura.

        Responder

        1. Se seguir as orientações passadas aqui, não precisará ter medo, ok?
          Mas se busca mais segurança, recomendo você efetuar o processo com uma Roto Orbital, que é mais fácil e segura de se trabalhar no polimento. Ela não deixa marcas de holografia.

          Ahhh, estava falando de polimento manual? Nossa, fica tranquilo, processo manual vai só melhorar a situação, pode polir sem medo nenhum.
          Uma coisa posso te garantir, vai ficar melhor, independente até se você fizer errado no processo manual.

          Vai firme e depois me fala como ficou.

          Abraço

          Responder

  39. fico contente que tenham pessoas qualificadas que ajudam outras pessoas a resolverem seus problemas .estão de parabéns .um grande abraço

    Responder

  40. Boa noite,

    Alex,

    Preciso de uma ajuda, Tenho um Celta Branco 2012 que está com marcas de hologramas que podem ser vistos a luz do sol, e também esta contaminado(pintura áspera) pois deixei muito tempo sem passar cera. Eu tenho em casa Politriz bosch com regulagem de rotação, boina de lã, boina de espuma preta 3M, lustrador 3M, cera Ultimate paste Meguiars, Panos de microfibra, luva WashMitt para lavação, pasta Clay bar, Quick Detayler Meguiars, fita de alta performance 3M e aplicadores de espuma.

    O que você recomenda no meu caso e teria algum produto que eu precisaria adquirir para ter um bom resultado no meu carro? Vi você falando muito do Ultimate coumpound e ultimate polish, eles podem me ajudar nesse processo? Preciso de outras boinas?

    Gosto muito de cuidar do carro mas estas dúvidas sempre me atrapalham, agradeço se puder ajudar, quero deixar ele sem hologramas, não esconde-las.

    Boa noite e obrigado.

    Responder

    1. Siga os processos ensinados neste tópico:
      Como efetuar um polimento automotivo

      Qual é a boina de lã que tem? É de boina de fio ou lã? Se não tem experiência, use a de Lã que é menos agressiva. Use com o Ultimate Compound, é super tranquilo de usar. Se busca um produto mais top e profissional de polimento, recomendo o Polidor 400 Menzerna, este é top.

      E após, precisa fazer o processo de lustro e pode usar a boina de espuma preta com o Ultimate Polish. Mas se busca um lustrador mais top, tem o Lustrador 3500 Menzerna, é diferenciado.

      Espero ter ajudado e claro, se ficou qualquer dúvida, me pergunte que será um prazer lhe ajudar.

      Abraço

      Responder

  41. Olá Alex, bom dia!

    Sempre acompanho seus posts, sou de SP e estou com um problemão na pintura de meu Golf Variant. Existe uns adesivos que vieram para proteger a pintura do transporte da fábrica até a concessionária.

    Ocorre que, metade do carro veio com esses adesivos e a css ao retirou os mesmos para entregar o carro porém, ficou uma espécie de faixa no carro todo sendo que, onde tinha os adesivos a pintura esta normal e onde não tinha os adesivos a pintura esta fosca parecendo corrosão devido que o carro veio transportado via navio.

    Eu fiz a descontaminação da pintura com:
    -Iron-Z
    -Claybar 3M leve

    Apliquei:

    -LAE-36
    -Sonax Perfect Finish com boina amarela Meguiars e boinas pequenas Auto América das cores laranja e azul (sendo que a boina laranja é mais agressiva)
    -Passei a boina azul casca de ovo da Auto-América
    -VX 45

    Ocorre que, essa semana eu descobri que fiz tudo isso e as manchas ainda estão na pintura.

    Você me recomenda boina roxo 7 da Meguiars?

    Qual seria a melhor boina para não permitir holografias?

    Meu carro é branco, mas tenho um outro na família que é grafite e veio com mesmo defeito.

    Muito obrigado!
    Janssen

    Responder

    1. Olá Janssen

      Se fez tudo o que informou, recomendaria testar o processo com o Oxi Clean, muitos casos ele resolve.
      Faz o seguinte:
      1. Aplique o Oxi Clean no aplicador de microfibra;
      2. Passe na pintura, que deve estar limpa, seca e descontaminada. Passe sem pressão numa área de 30x30cm;
      3. Sem deixar o produto secar, imediatamente, passe um pano de microfibra umedecido com água, removendo todo o Oxi Clean da superfície.
      4. Verifique o resultado;
      5. Se necessário, repita o processo.

      Teste e me fale dos resultados

      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *