Lavagem a seco? Como fazer? Tire suas dúvidas aqui.

Tempo de leitura: 13 minutos

Lavagem a Seco, também conhecida como Lavagem Ecológica, ultimamente o que mais temos ouvido falar, porém, com isso surgem muitas dúvidas a respeito desse método.

Vale a pena? Qual seria meu custo benefício? É fácil de fazer? Posso riscar o veículo com esse processo? Fazendo isso posso colaborar com o meio ambiente?

“Já ouvi pessoas dizendo que limpam seus veículos por completo com apenas um copo de 200ml!”
Isto é muito perigoso. Com pouca solução de produto de lavagem a seco, a possibilidade de causar algum risco na pintura do carro é muito alta. O ideal a ser usado numa lavagem a seco é no mínimo 500ml, até 2 litros de produto para lavagem a seco.

Eu recomendo uma solução de 1 Litro para uma boa lavagem a seco.

Também podemos avaliar isso de acordo com a condição da sujeira. De qualquer forma, o método de lavagem a seco é uma ótima ideia e não uma ação milagrosa. Usa-se pouca água, mas também não é uma lavagem totalmente a seco.

Água – Lavagem Tradicional X Lavagem a Seco

Uma lavagem convencional com utilização da água pode gastar em aproximadamente 300 litros de água para carros pequenos e 600 litros de água para carros grandes, contudo, haveria mesmo uma fórmula para uma lavagem tanto quanto melhor e mais eficaz que as convencionais sem a utilização de uma gota de água se quer? Tire suas conclusões!

Para efetuar uma limpeza a seco de qualidade, utilizamos aproximadamente, no máximo, 1,2 litro de água. Essa quantidade é muito significativa para a limpeza de um veículo que era acostumado a receber litros e litros de água por minuto. Com essa quantidade de água, podemos deixar o veículo devidamente limpo, brilhando e protegido.

Na Miromi você encontra todos produtos de Lavagem a Seco, clique no link ao lado para ver os produtos –> Lavagem a Seco

Pensando nessas dúvidas e nos consumidores que sofrem com a escassez de água em algumas regiões do país, resolvi tentar um método de ensino mais prático e eficiente.

Nota!
Tenha cuidado com a limpeza a seco, se feita incorretamente, o veículo pode sofrer micro-riscos e até aranhões profundos. Sempre faça movimentos leves, sem aplicar força.
Caso o veículo esteja tomado por barro ou areia, recomendo a lavagem tradicional. Veja o tutorial de como fazer –> Lavagem Automotiva – Técnica de 2 Baldes.

Confira a lista de materiais necessários para efetuar uma boa lavagem a seco:
– Produto lubrificante destinado para a lavagem a seco (escolha o que for mais acessível para você);
– Panos microfibra limpos e secos (3 unidades para a limpeza de um veículo de porte médio), somente na limpeza da pintura;
– Pincel para detalhamento (utilize nas rodas e nos frisos);
– Outros produtos de limpeza específicos para outras áreas (rodas, vidros, etc).

Produtos recomendados para Lavagem a Seco:

Bio W - Lavagem a Seco 1:50 - Alcance
Bio W – Lavagem a Seco 1:50 – Alcance
Pulverizador de Compressão Prévia 1,25 Litros Guarany
Pulverizador de Compressão Prévia 1,25 Litros Guarany
Pincel para Detalhamento
Pano de Microfibra 40x40cm p/ Lavagem a Seco
Limpa Vidros Concentrado V12 Perol
Limpa Vidros Concentrado V12 Perol
Cadillac Desengraxante Limpa Rodas e Pneus (1 Litro)
Cadillac Desengraxante Limpa Rodas e Pneus (1 Litro)

+

Acessórios específicos p/ vidros e rodas
Estes são informados abaixo, no passo a passo dos mesmos

1. Produto – sempre confira a diluição indicada pelo fabricante do produto para ter total aproveitamento do mesmo, evitando assim o desperdício. Coloque-o em um borrifador de qualidade. Nós recomendamos o Pulverizador de Compressão da Guarany que é bom e tem ótimo preço, fora que oferece uma agilidade fantástica na lavagem a seco. Há alguns produtos de lavagem a seco que não possuem um bom acabamento e possuem componentes agressivos, com isso, ao final da lavagem, seus dedos e sua mão podem estar doloridos.

2. Panos – utilize panos de tamanho entre 40×40 cm até no máximo 40x60cm,  panos com medidas maiores podem ser um empecilho na hora de serem utilizados e até lavados. Eu recomendo o tamanho 40x40cm. Ideal é que os panos de microfibra possuam entre 250 a 350gr/m2.

3. Pincel – caso tenha interesse na utilização do pincel, que faz com que a lavagem se torne muito mais detalhada e de qualidade, utilize um pincel com cerdas macias, pois há alguns modelos com cerdas duras que riscam as peças envernizadas. Não se esqueça também, utilize apenas pinceis com bordas de plástico e não metálicas.
“Já tenho um pincel em casa com bordas metálicas e não quero comprar outro!”, sem problemas, isole toda a área metálica do pincel com bastante fita isolante ou crepe.

A utilização do pincel pode ser descartada, isso fica pelo tempo e pela disponibilização do usuário a dispor-se a efetuar um trabalho mais detalhado. Nós recomendamos seguramente pois o pincel oferece grandes diferenciais na limpeza dos detalhes e em muitos casos, é indispensável para completar a limpeza.

Escolha o produto correto de Lavagem a Seco
Produto para Lavagem a SecoVocê pode optar por produtos com formulação simples ou que possuem cera ou selante sintético. Normalmente os produtos para lavagem a seco já possuem o efeito 2 em 1, fazendo com que sua aplicação limpe e encere o veículo ao mesmo tempo. Com isso, a pintura do veículo fica protegida, além da solução dar manutenção de brilho e proteção para a cera aplicada anteriormente no veículo.

Proteção
A proteção de cera ou selante oferecida pelos produtos de lavagem a seco, com produtos de qualidade, variam de 5 a 10 dias.

Diluição
Não esqueça também de ver a diluição indicada pelo fabricante, isso é muito importante. No caso do Lavagem a Seco Bio W Alcance, você pode diluir em até 1:50 em sujeiras suaves, mas eu normalmente costumo usar 1:30 e limpa muito bem e gosto muito do brilho que fica na pintura!

Na Miromi você encontra todos produtos de Lavagem a Seco, clique no link ao lado para ver os produtos –> Lavagem a Seco

Lavagem a Seco – Passo a passo

1. Mantenha o veiculo devidamente na sombra e com as peças frias;
2. Faça a diluição, caso produto seja concentrado. No caso do Lavagem a Seco Bio W, vamos diluir ele em 1 parte de produto para 30 partes de água, 1:30.
3. Borrife o produto de Lavagem a Seco diretamente na área desejada, ideal em áreas 50x50cm. Use bastante produto, o suficiente para deixar a pintura bem molhada. O ideal é pulverizar o produto até que ele quase venha a escorrer na pintura;
4. Remova a sujeira com um pano microfibra sem utilizar força, só num sentido. Dê só uma passada somente por local, nunca fique esfregando a microfibra na superfície no sentido de vai-e-vem;
5. Utilize um segundo pano microfibra limpo e seco para dar o acabamento;
6. Na hora de continuar, passe um outro local do pano, onde ainda esteja limpo para continuar a lavagem a seco;
7. Caso necessário, refaça o processo no mesmo local.
8. Após o pano ficar sujo, leve o mesmo a um balde de água, esfregue ele bem e após continue o processo.

Dica
Em alguns casos, a sujeira é mais difícil de remover. Você pode pulverizar o Lavagem a Seco Bio W e deixar ele também agindo por alguns instantes (uns 30 segundos) e depois tentar efetuar a remoção. Também é possível utilizar um pincel de cerdas macias para auxiliar na limpeza.

OBS: Caso o veículo esteja totalmente cheio de barro, utilize um jato de água para remover todo o excesso de sujeira antes de efetuar a lavagem a seco.

Limpeza dos vidros

  1. Recomendamos o Limpa Vidros da Perol, e faça uma diluição 1:5 e coloque num pulverizador;
  2. Faça a diluição do Limpa Vidros Perol em 1:5, coloque num pulverizador, e utilize uma Microfibra Especial para Vidros para limpeza do mesmo;
  3. Pulverize a solução de limpeza nos vidros;
  4. Passe a microfibra especial para vidros, vire o lado e dê o acabamento final.

Você pode efetuar esta limpeza na parte interna e externa do vidro. Recomendamos primeiro limpar os vidros internamente e após, externamente.

Limpeza das rodas e caixa de rodas

Limpeza a seco de rodas e caixa de rodas é algo complicado, é o verdadeiro Tendão de Aquiles da lavagem a seco. Infelizmente não é possível efetuar uma limpeza a seco perfeita nas rodas e caixa de rodas, mas é possível efetuar uma limpeza satisfatória.

  1. Primeiro, limpe a caixa de rodas;
  2. Se estiver muito sujo, passe uma Escova para Limpeza de Caixa de Rodas para efetuar a primeira limpeza, retirando a sujeira grossa sem aplicar nenhum produto, a seco mesmo;
  3. Utilize o Limpa Rodas e Pneus da Cadillac puro, ou no máximo, dilua ele 1:1. Caso irá lavar semanalmente, poderá diluir o Limpa Rodas da Cadillac até 1:10;
  4. Pulverize bastante produto (bastante produto mesmo) na caixa de rodas primeiramente, deixe agir por uns 10 segundos e limpe com uma microfibra (use a microfibra mais suja que tiver ou  a microfibra escura especial para limpeza de pneus). Caso necessário, repita o processo e use mais microfibras;
  5. Após ter a caixa de rodas limpa, vamos para os pneus;
  6. Pulverize o produto nos pneus, deixe agir por uns 10 segundos e escove o pneu com a Escova Especial para Pneus. Logo em seguida, remova o resíduo com pano de microfibra. Recomendamos microfibra escura especial para limpeza de pneus ou alguma microfibra velha que você possua. Caso necessário, repita este processo de limpeza dos pneus;
  7. Após, com os pneus limpos, agora pulverize o Limpa Rodas e Pneus Cadillac na parte fontal da roda. Utilize o pincel para espalhar o produto em todos os cantos e ajudar na limpeza;
  8. Logo em seguida, utilize uma microfibra para efetuar a limpeza.

Limpeza das rodas e caixa de rodas é algo simples e detalhado, mas suja muita microfibra no processo de limpeza a seco, por isto, ideal é sempre utilizar suas microfibras velhas para este processo.

Não gosto muita água pra limpar as microfibras?

Já me falaram que, lavagem pode ser quase a seco, gastando muita pouca água, mas que irá se gastar muita água na limpeza das microfibras.
Bem, não deixa de ser uma verdade, mas se formos avaliar a fundo, numa limpeza de pintura, irá usar de 3 a 5 microfibras, para limpeza de caixa de rodas, mais umas 3, frente da roda e pneu mais umas 3. Total de microfibras sujas = 11. Agora, para lavá-las, terá que fazer 2 maquinadas, uma com as microfibras da pintura, e outra com as microfibras da caixa de rodas e rodas, pois estas estarão muitoooo mais sujas.

Fazendo um cálculo rápido, se for lavar somente o seu carro e agora vai lavar as microfibras, irá muito menos água que lavando um carro no método tradicional. Há máquinas que gastam em torno de 30 litros de água por lavagem, fazendo a recuperação da água. Mas agora, a economia de água fica muito maior pra quem é profissional, pois o consumo de água será o mesmo e poderá encher a máquina com microfibras, assim, ficando um custo muito baixo.

Quando você possui poucas microfibras para lavar, ideal:

  1. Coloque as microfibras de molho, 2 baldes, 1 para as mais limpas e outro p/ as mais sujas, e coloque juntamente o Microlav, um produto para limpeza de microfibras. Deixe de molho por 1-2 horas;
  2. Após, retire do balde e faça a lavagem manual;
  3. Coloque água limpa num balde e mergulhe a microfibra no balde para remover os resíduos restantes do Microlav e aperte bem as microfibras p/ tirar o máximo de água possível. Não torça as microfibras!!!;
  4. Após, sacuda bem microfibras, como na imagem que fiz ao lado, fazendo com que as
    fibras abram;
  5. Estenda as microfibras na sombra e aguarde sua secagem.

Em breve vou ensinar tudo sobre microfibras, um post especializado, nos mínimos detalhes, ensinando tudo o que precisa saber sobre microfibras, desde os tipos, lavagem e seus cuidados.

Vantagens da Lavagem a Seco

– Limpa e protege seu veículo ao mesmo tempo; Custo x Benefício - Lavagem a Seco
– Ótima opção de negócio;
– Evita o desperdício de água;
– Não necessita de um local extra para a limpeza do veículo;
– Produtos de limpeza a seco normalmente não são agressivos a pintura, plásticos, borrachas… do seu veículo;
– Ótimo custo-benefício.

Desvantagens da lavagem a seco

– Se utilizada incorretamente, pode danificar, riscar a pintura do veículo;
– Não recomendada para veículos que estejam cheios de terra ou barro.

Lavagem Tradicional X Lavagem a Seco – Comparativo

Lavagem a seco e o meio ambiente

“Inúmeros estudos e relatórios têm demonstrado a crescente deterioração ambiental do planeta, sendo que a escassez de água surge como um dos grandes e importantes problemas que teremos que enfrentar. E o reuso da água mostra-se de grande importância visto que além de possibilitar maior disponibilidade de água para o tratamento e distribuição também garante uma melhor qualidade da água dos nossos mananciais.

A lavagem de veículos mostra-se uma grande fonte consumidora de água potável, o que demonstra a grande importância que tem o reaproveitamento da água usada em lavagens, visto que não se faz necessário o uso de água potável para tal função.

Pode-se também concluir que o sistema de lavagem à seco se mostra muito mais sustentável que a lavagem convencional, e que apesar de ser um mercado novo, está em alta pelo fato de a população começar a se conscientizar sobre os danos ao meio ambiente.” (Hauschild Henrique; Roger, 2014, Gestão e tratamento de água.)

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, poste seu comentário abaixo.

Abraço

28 Comentários


  1. Perfeito! Simples e objetiva sua explanação, aplicarei seus conhecimentos

    Responder

  2. E a caixa de roda, como faz? Também tenho dúvidas quanto à limpeza dos panos, pois realmente ficam muito sujos. Dá para colocar todos juntos na máquina (novos, velhos, de limpeza, de polimento, etc)?

    Responder

    1. Tem razão Rogerio. Caixa de rodas é algo muito complicado na lavagem a seco e não tem como limpar esta parte da roda 100% com ferramentas comuns mas amanhã mesmo, me comprometo a adicionar informações sobre a limpeza da caixa de rodas neste tópico de Lavagem a Seco.
      Sobre a limpeza das microfibras, estou escrevendo também uma matéria a respeito e explicando isto nos mínimos detalhes mas já vou lhe adiantar umas dicas rápidas. Sempre na hora de lavar, ideal é separar os panos por sujidade, os que usou com cera, produtos de polimento, e que estão mais novos, use este numa lavagem. Após, coloque os panos realmente sujos em outra leva de limpeza. Recomendo também utilizar o Shampoo Microlav da Vonixx na limpeza de microfibras. Ele ajuda a limpar perfeitamente as microfibras, abre os poros e deixa as mesmas macias novamente. Nunca use amaciante nas microfibras.
      Mais dúvidas? Pergunte 🙂
      Abraço

      Responder

  3. Boa tarde Alex Sandro!
    Muito boa a explicação e matéria, mas seria possível fazer um vídeo lavando o carro?

    Abraços.

    Responder

    1. Olá Luiz Carlos, tudo certo?

      Anotei aqui. Não posso prometer quando, vai demorar um pouco mas assim que sair, vou enviar pra quem estiver inscrito aqui no Blog.

      Abraço

      Responder

  4. Assim como em outros artigos e videos que você nos disponibiliza a clareza de informação é perfeita como digo é um curso online. Muito obrigado…….

    Responder

  5. Bom dia Alex Sandro .

    Aonde posso encontrar seus produtos aqui em Brasília, J que conheço desde do RJ .

    Estou recente aqui e gostaria de continuar com o BioW e seus benefícios
    Grato
    Remilson

    Responder

    1. Olá Ramilson

      Não temos loja em Brasília, somente no RS, por enquanto (estamos com planos de expansão para breve). Mas enviamos para todo Brasil pela nossa loja virtual. O Bio W está disponível neste link -> Clique aqui

      Abraço

      Responder

  6. Parabéns, o tutorial ficou muito bom e esclareceu bastante dúvida.

    Responder

  7. Boa tarde Alex…..
    Tenho dúvida com relação ao uso do limpa rodas Cadillac acho ele muito forte em uso sem estar diluído no caso de lavagem a seco como não temos enxague não seria arriscado a remoção só com microfibras ?
    Digo em relação a agressão ao verniz de rodas e calotas.

    Responder

    1. Entendo. Bem, existe algo simples a se fazer neste caso. Use a solução do Bio W lavagem a seco e pulverize antes de efetuar a remoção. Assim, estará diluindo o Limpa Rodas, e adicionando uma proteção de cera também as rodas. É uma ótima opção a se fazer.
      Entendi bem o que quis dizer, e acho que fazendo isto, seria uma solução ideal para este caso.
      Use o Limpa rodas, deixe agir por uns 10-20 segundos, passe um pincel, pulverize o Bio W em cima e remova com uma microfibra.

      Abraço

      Responder

  8. CARO ALEX, BOM DIA… ref. ao uso de microfibras para limpeza de caixa de rodas, uma boa solução tambem, são toalhas de banho velhas,cortadas, (afinal é uma caixa de rodas , vamos combinar que essa área, pode ser tratada pouco diferentemente da lata, onde vc economiza as microfibras, e vc pode descartar, pois é um produto natural de algodão, não agredide o meio ambiente), as eventuais felpas que ficam, podem ser removidas no arremate final com a microfibra. poupando assim litros de agua na lavagem extra suja das microfibras, dando longevidade as mesmas.

    considerando ainda que vc vai fazer o acabamento com um produto de acabamento tipo da vonixx, que usa nos pneus certo?
    fica a dica, faço isso e fica show… aproveito para dar parabéns a voce pela iniciativa, e interação com seus clientes. (meu caso). e vou provar o tal do bio W. tenho atualmente utilizado a lavagem a seco da 3M. muito bom produto .

    Responder

    1. Olá Mario

      Nossa, excelente dica. Claro, caixa de rodas é diferente de pintura e dá pra fazer algo como informou, usar uma toalha velha, em pedaços e depois dar acabamento com microfibra.

      Abraço

      Responder

  9. Blz Schmitt?? Caixa de roda é realmente complicado, mas, com técnica e conhecimento adquirido, fica legal…
    Parabéns pelo trabalho..

    Responder

  10. Como lavagem a seco , existe algum produto para tirar sujeira dos pneus, para depois passar outro p deixar ele pretinho? e os produtos de lavagem a seco pode ser aplicado nas rodas e pneus?

    Responder

    1. Olá Sam,

      Como explico mais a baixo, nos pneus, você usa um produto de limpeza de Rodas e Motor, diluído. Com ele você efetua a limpeza dos pneus. O produto que é usado na pintura não tem mesmo poder de limpeza do que usado nas rodas. Enfim, leia no post que em determinado momento explico em detalhes a limpeza das rodas. Ah, após limpo, pode aplicar qualquer pretinho para pneu da sua preferência. Se quiser alguma indicação, só pedir.

      Abraço

      Responder

  11. Bom dia!
    Estou iniciando um negócio de limpeza a seco e ja sei como fazer o serviço porém so tenho um ajudante para limpar painel, aspirar etc…algo simples pra ele. Claro que vou pegar mais pratica e ele também mas estamos gastando cerca de 2:30 hrs á 3:00 horas pra limpar os carros. Qual o tempo gasto em média pra limpar os carros a seco? Achei que estou demorando muito será que e isso mesmo?

    Responder

    1. Olá Adriano

      Este tempo está sendo gasto apenas na limpeza externa do carro ou interna também?
      Tudo depende do nível de detalhe e o serviço ofertado ao seu cliente. Agora, se for uma lavagem a seco com limpeza básica de interior sim, está demorando bastante tempo.
      Mas tudo vai do que foi acordado com o cliente e o valor cobrado.
      Importante é mensurar o valor gasto em produtos e o seu valor de hora trabalhada.

      Um abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *